quarta-feira, junho 11, 2014

A Parábola dos Lenhadores


Este conto eu ouvi do consultor da IBM Gustavo Grillo e achei uma excelente parábola sobre o uso errado de uma ferramenta.
Consegui encontrar na internet o link do post do próprio Gustavo. Segue o link e o conteúdo da "estória".
https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/rationalbrasil/entry/a_f_c3_a1bula_dos_lenhadores10?lang=en

Era uma vez, nas profundezas de uma densa floresta, uma vila de lenhadores. A vila era sustentada pelos lenhadores que cortavam árvores com seus reluzentes, ainda que antigos, machados. Eles eram bons nisso.
A cada ano que passava eles precisavam cortar mais e mais árvores para acompanhar a demanda, que era cada vez maior. Ao mesmo tempo, alguns lenhadores, decepcionados com a vida dura que levavam, acabavam indo embora da vila para tentar novos trabalhos, e não eram substituídos pois não haviam mais jovens na vila.
Um belo dia, um dos lenhadores pensou: "Não é possível, deve haver uma maneira melhor de fazer isso!" e resolveu viajar até uma vila do outro lado da montanha para descobrir como eles cortavam as árvores por lá.
Eis que ele volta todo entusiasmado e com uma nova ferramenta: uma serra de corte transversal, dessas que lembram um serrote, só que com a lâmina bem mais comprida em que fica um lenhador de cada lado e quando um puxa o outro empurra. Ele havia aprendido como usar a nova serra e desenvolveu um novo processo para cortar as árvores com esta nova ferramenta.
Este lenhador treinou toda a vila à exaustão, fazendo com que todos aprendessem a usar a nova serra e seguissem o novo processo. Os lenhadores se tornaram mais produtivos e ficaram felizes apesar de alguns pequenos problemas que a nova serra causava.
Algum tempo depois, um vendedor itinerante chegou à vila dos lenhadores e percebeu que eles usavam a serra transversal. Ele reuniu os lenhadores e anunciou:"Eu tenho uma ferramenta que vai revolucionar a forma como vocês trabalham". E mostrou a ferramenta.
Os lenhadores ficaram um pouco céticos, e disseram: "Ok, vamos testar a sua ferramenta, mas temos uma exigência. Sabe, nós gastamos tanto tempo e esforço, treinando no uso da serra transversal e no processo que nós não queremos mudar a forma como trabalhamos, nem o nosso processo. Deu muito trabalho desenvolver isso tudo e vamos tentar usar a sua ferramenta, mas do nosso jeito"
O vendedor coçou a cabeça, ficou meio apreensivo, mas acabou concordando. Ele trouxe os melhores técnicos da sua empresa para ensinar os lenhadores a usar a nova ferramenta, mas depois de poucos dias de testes e demonstrações os lenhadores concluíram que eles eram mais produtivos com as suas velhas serras transversais do que com a nova ferramenta.
Desapontado, o vendedor voltou com os técnicos para a sua empresa. O dono da empresa o chamou para que explicasse como não havia conseguido efetuar a venda:
- Nós temos a melhor ferramenta do mercado para cortar madeira! Ela é insuperável no corte de árvores! A economia deles é baseada no corte de árvores! Como as demonstrações não mostraram isso?
E ele respondeu:
- Bom, nós realmente temos a melhor ferramenta. Mas os lenhadores precisariam ter ligado as motosserras, e as utilizado da forma que uma motosserra deve ser usada.

Moral da história: Se você usa uma motosserra como machado, não reclame que ela não atende às suas necessidades.

Nenhum comentário: