sábado, abril 26, 2014

Doação de sangue - faça periodicamente!

"Doar sangue é um ato muito nobre"... é isso que dizem né? Eu gosto e recomendo a todos que possam fazê-lo. As restrições para doação, que variam de acordo com o hospital, são em relação a peso (acima de 50kg, pois são retirados 450ml), idade (16 a 65 anos) e possibilidade de aquisição de alguma doença - para isso você responde um questionário do com perguntas do tipo: Teve mais de um(a) parceiro(a) sexual no último ano? Saiu com garota de programa? Fez tatuagem recente? Está em ratamento médico? Usa drogas? etc.
Você pode ver os requisitos básicos aqui: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao
Eu nunca tive problema no processo, salvo a penúltima vez em que não tomei um bom café da manhã, fui doar e quando terminou, levantei rápido pois achava que nada aconteceria. Resultado: fiquei zonzo depois de alguns segundos e tive que voltar e ficar deitado por um tempo em observação. Nada grave e foi por minha displicência. Por isso sigam os passos corretamente, alimente-se bem antes e comam o lanchinho após o processo; também beba bastante água no decorrer do dia.
Costumo participar dos programas de doação da empresa que acontecem de 6 em 6 meses. Nesse intervalo, aos 3 meses, gosto de ver alguma possibilidade de doação, pois sabemos da falta de sangue nos bancos do estado. No início desse mês doei em nome de um colega de trabalho que passou por uma cirurgia e precisava repor o estoque; foi tranquilíssimo como as todas as outras vezes.
Informe-se na sua região! Recomendo! Pense no próximo, mesmo porque nunca sabemos quando será nossa vez de precisar...

Nenhum comentário: