sexta-feira, abril 25, 2014

Agile Trends 2014 SP - pontos positivos e negativos do evento

Boa noite galera!
Após deixar meus registros dos dois dias de evento, gostaria de sintetizar pontos positivos e negativos na minha perspectiva.

Positivos:
  • Palestrantes muito bons com temas no mesmo nível.
  • Deram, enfim, mais valor a empresas reais que são pelo menos um pouco maiores do que normalmente falam nos eventos (normalmente o foco são as startups). Isso foi muito bom, pois direciona melhor como realmente o ágil pode ser aplicado em empresas que já andam por si, empresas com um número de milhares de pessoas e empresas que desenvolvem há décadas com cultura forte em outras metodologias e formas de gestão. A importância da estrutura formal/hierárquica, a maneira como a alta gerência lida com isso e falta de capacitação adequada são os grandes problemas que precisam ser vencidos.
  • O feedback ao final de cada trend talk, como vem acontecendo também no Agile Brazil, continua sendo uma ótima ferramenta.
  • O quadro de feedback do evento também funcionou muito bem, como por exemplo, o ar condicionado que estava forte demais de manhã foi amenizado após o almoço.
  • Sempre teve espaço para as pessoas participarem dos eventos escolhidos.
  • Happy Hour no primeiro dia de evento para integração e networking.
  • Mais situações reais e dicas de como mudar o nosso dia-a-dia de maneira prática e realista.
Negativos:
  • Um trend talk de Análise de Negócio de uma pessoa que não vou citar o nome foi muito agressiva e até faltou com respeito com o Cláudio Keber, que apresentou o mesmo assunto anteriormente com uma ótica um pouco diferente. Achei no início que estava brincando, mas ficou muito chato mesmo... Esse não volta.
  • Ar condicionado do auditório principal (sala Insights) muito forte nos 2 dias; no segundo estava absurdo e corrigiram após o almoço.
  • A tela da outra sala menor (Sinapses) estava muito baixa no primeiro dia; subiram um pouco no segundo.
  • Muita gente reclamou de falta de guarda-volume no primeiro dia; no segundo já tinha :)
  • Atraso no início dos talks prejudicava as rodadas de discussões que a organização frisava ser o mais importante do evento. Acabava que essa rodada tinha tempo somente para 2 perguntas - quando tinha.
  • Ao final dos talks sobre "Aprendendo a tomar decisões em equipe" (Haddad) e "The PornoAgile" (Manoel Pimentel), a Erica (garota de cabelo cor-de-rosa) fez a melhor pergunta ou explanação do evento justamente colocando em questão o que é ignorado nos eventos de agile - em que muitas vezes os cenários são tratados sempre em estado de Nirvana, num mundo perfeito como se em todos os lugares as premissas para o ágil perfeito estão presentes. Ao terminar sua colocação, a staff deste trend talk encerrou o a rodada de perguntas pelo timebox ter acabado (ainda tinha 2 minutos e depois seria o almoço de 1h). Ninguém se incomodaria em perder 5 min do almoço que fosse para escutar os palestrantes colocarem suas posições sobre a importância financeira na quebra de paradigma de uma empresa já inserida no mercado. Muito negativo para o evento em que os staffs precisam ter sensibilidade e talvez um conhecimento mínimo do assunto para não fazer uma besteira dessa. Para mim era o ápice do dia e ele foi cortado de forma ridícula chata.
  • No primeiro dia teve duas palestras meio fora da curva o que ajudou a cair a qualidade nesta data.
  • Alguns agilistas xiitas sem vivência do agile fora de startups ou sem visão empresarial impondo certos pensamentos que muitos visitantes acabam ignorando - para este tipo de pensamento e material pegamos na internet e não precisaríamos ir em um evento de tendências. É bom para quem está conhecendo métodos ágeis e por isso deve-se manter nos eventos, porém com cautela e de forma equilibrada com os demais pontos focais.
Bem... apesar dos pontos negativos parecerem muitos, não influenciaram na qualidade do evento que foi excelente!

Em suma, pontos básicos foram ignorados inicialmente (o que mostrou certa falta de experiência talvez dos staffs) e corrigidos durante o evento (força da melhoria contínua). Para mim o excesso de confiança de parte da organização e a falha de uma comunicação correta entre eles (orientação de comportamento e valores) foram os responsáveis pelos pontos negativos. Já o feedback foi a palavra chave para o sucesso do Agile Trends 2014, usando outros eventos como base para o planejamento deste e os quadros para correções pontuais no decorrer dos 2 dias.

Abraço!

2 comentários:

Claudio Br disse...

Oi Daniel, fico feliz que você tenha assistido a minha palestra. Espero que tenha gostado e que ela seja útil quando você se vir na posição de intermediário ou quando você tiver que interagir com um.

Sobre o palestrante que falou na sequência, ele veio de um contexto muito diferente do contexto comum à maior parte dos participantes e da mesma forma que isso poderia ser ótimo se bem explorado, poderia ser bem ruim se ele não conseguisse estabelecer rapport com a platéia.

Eu vejo potencial na história dele, pois as soluções que ele usa no seu trabalho em turismo que não envolvem software podem ser muito úteis na nossa luta diária pela "arte de não fazer software". Deve existir ali soluções para resolvermos problemas com menos software que acabamos não vendo por estarmos fechados no nosso mundo.

Nós conversamos sobre isso depois das palestras e ele vai montar um material.

Sobre a falta com o respeito, está tudo bem :) Vejo que foi tudo originado no nervosismo natural de uma palestra que não estava decolando. Você fala uma coisa, depois outra, aí emenda e quando vê boom.

A única coisa que me incomodou mesmo foi o fato do piso do analista de negócios ser mais alto do que o piso do analista de sistemas ser usado como incentivo para que as pessoas mudem de área de atuação.

Eu vim para a Lambda3 ganhando o mesmo que os desenvolvedores e isso sim, buscar uma área tendo como motivo principal o financeiro é diametralmente oposto ao que eu prego e pratico.

O legal é que as palestras foram filmadas :)

Abraço!

Daniel disse...

Legal Cláudio, fico contente que tenham conversado e concordo com forte o potencial da palestra dele. É um assunto muito interessante que, como você disse, não foi bem explorado. Espero que ele melhore a forma de apresentar e que até realmente retorne para discutir em outros eventos, mas naquela hora - e até um pouco depois - a gente se coloca no lugar do outro e é difícil ficar quieto... rs
Abraço e parabéns mais uma vez!