terça-feira, novembro 25, 2008

Register Globals no PHP

Esses dias senti na pele o problema do register_globals = on.
No site do PHP diz o que e porque a diretiva foi abolido da versão 6, e sempre concordei. Era facilidade demais e tornou-se perigosa.
Quando ON, ela faz com que eu possa acessar a variável $_POST['nome'] diretamente de $nome, por exemplo, ou ainda $_SESSION['id'] através de $id ou $_GET['act'] de $act. O problema de segurança exsite porque ao perguntar $id (querendo me referir à sessão) se for passado na URL, por exemplo, ...pagina.php?id=2, $id vai assumir o valor 2, se anteriormente não tiver sido atribuido nada para essa variável. Este é o clássico exemplo do site:
O que aconteceu comigo seria isso, se não tivesse acontecido algo antes. em um projeto meu, carrego as variáveis antes de tudo. Até aí... beleza. Mas cometi um erro pois não estava acostumado com a diretiva ligada: usei sessão com o mesmo nome.
...$nome = (isset($_POST['nome']) ? $_POST['nome'] : '';
if ($_SESSION['nome']!='') ...
...

Isso fez com que toda hora eu limpasse a sessão.
Verifiquei no phpinfo(); e a benedita tava ligada; tentei mudar para "off" no próprio script e nada. Solução: mudei os nomes das variáveis de sessão para, por exemplo, sess_nomeoriginal.
Lição aprendida 1: Não usar os nomes iguais nas variáveis principalmente de sessão.
Lição aprendida 2: Não confiar em servidores de clientes; por causa de aplicações que necessitam da diretiva register_globals = on, muitas vezes é assim que fica configurado.
Pela teoria eu poderia mudá-la através do script php com
ini_set('register_globals','off');
mas não consegui.
Depois de fazer minha alteração, é que eu descobri porque não funcionou o ini_set: esta diretiva não tem efeito no script: deve ser colocada no arquivo .htaccess, já que ela só pode ser alterada no php.ini, .htaccess e no httpd.conf.
php_flag register_globals off
Você pode ver a lista completa de diretivas e onde alterá-las através do site.
Minha solução não foi ideal, mas agora vou prestrar mais atenção nos nomes das variáveis. Mesmo com a versão 6 chegando, tem lugares que usam ainda a 4.

Abraço!

quinta-feira, novembro 13, 2008

PHP Conference Brasil 2008

De 27 a 29 de novembro (quinta a sábado) acontecerá na UNIFIEO em Osasco o PHP Conferece Brasil 2008. O evento busca atingir 1000 profissionais de desenvolvimento com palestras, mini-cursos, debates e install fest, tudo voltado para PHP, claro. Meu colega Flávio Lisboa falará do Zend Framework. Para maiores informações, acesse o site do evento: http://www.phpconf.com.br.



Abraço