terça-feira, agosto 26, 2008

Spam no MSN de usuários desconhecidos

Uma coisa chata que vem acontecendo é receber mensagem de alguém que não conheço dizendo para visitar sites estranhos. Ninguém precisa dizer para não acessar esses sites, mas sim como isso está acontecendo? São usuários com vírus, worm ou algo assim? E como chegam até mim, ou você? Se alguém souber, me avise!!!!

Falha do MySQL como serviço na instalação do XAMPP no Windows XP

Sempre usei o Apache, PHP e MySQL em instalações a parte, mas no meu note eu instalei o XAMPP e rodou legal (Vista). No trabalho a estação é XP e resolvi fazer o teste.
Baixei a última versão do XAMPP e instalei tudo como serviço (para iniciar junto com o Windows). Aparentemente deu tudo certo, até ver que o MySQL não subia. Pequisei, desistalei e reinstalei 3 vezes e nada. Solução: Executei o .bat que desistala o serviço do MySQL (xampp/mysql/mysql_uninstallservice.bat) e depois instalei novamente o serviço (xampp/mysql/mysql_installservice.bat). Pronto. Funcionou. Agora me pergunto: Por quê? Resposta: Sei lá! A instalação da versão que usei não deve estar 100% para o MySQL como serviço. Na data desta postagem, a instalação foi executada e reexecutada a partir desse arquivo 'xampp-win32-1.6.7-installer.exe'. Talvez a versão 1.6.8 já tenham corrigido esse problema.
Bom, se acontecer com você, tente isso!
Abraço!

sexta-feira, agosto 01, 2008

Ativar Módulo Rewrite no Apache

Para muitos pode ser meio manjado, mas com o surgimento de diversos frameworks e ferramentas PHP que utilizam o módulo de reescrita de endereço a necessidade de sua utilização vem crescendo. Para ativar o módulo basta ir no arquivo de configuração httpd.conf na pasta conf do Apache e retirar o caractere de comentário do início da linha que manda o apache carregar o bendito.

De
#LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so
para
LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so

E depois ache AllowOverride None e mude para AllowOverride All. Deve ter duas vezes essa declaração. Ex:

[Directory /]
Options FollowSymLinks
AllowOverride None (altere para All)
Order deny,allow
Deny from all
[/Directory]


Na minha instalação do xampp em casa, o arquivo de configuração está em C:\xampp\apache\conf\.

Após fazer a alteração é preciso reiniciar o Apache. Para isso basta executar C:\xampp\xampp_restart.exe ou então ir em Computador/Gerenciar/Serviços e clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Reiniciar.

Até! :D